quarta-feira, 27 de maio de 2009

Inundação na UFAL




Pessoal,
Desde que frequento a Ufal, como estudante, servidor administrativo ou professor, nunca vi tanta água chegando naquela velocidade. A sala do Grilu (Grupo de Pesquisa em Iluminação) no CTEC foi invadida repentinamente (foto). Ainda conseguimos salvar parte das revistas e livros que ficavam nas prateleiras mais baixas das estantes, além de desligar equipamentos elétricos. Depois foi uma longa espera para poder sair do CTEC, pois um rio caudaloso se formou na rua de saída do estacionamento. Foram horas de espera. Saí depois das 20h, ainda colocando o carro na enxurrada, só que sobre uma lâmina menos espessa.
É bem verdade que foi uma chuva incomum e que a derrubada do muro que separa a universidade do presídio fez com que as águas represadas caíssem de vez sobre o CTEC e COS. Mas por outro lado, vemos que na UFAL não há nenhum protocolo de evacuação das pessoas em casos de calamidade como este. Louve-se o esforço individual da Profa. Aline, Diretora do Centro, e de vários colegas em preservar o patrimônio e a vida das pessoas. Mas basta de amadorismo. Precisamos de soluções concretas para um problema que tem se repetido ano a ano, em intensidades distintas. Precisamos de um sistema de drenagem das águas pluviais dimensionado de forma adequada à vazão de pico. Precisamos de planos de evacuação, com a utilização do radar meteorológico para fazer soar uma sirene em casos de emergência, como em qualquer lugar civilizado do planeta, indicando o momento de evacuar do local de risco.

Um comentário:

  1. Cada vez mais a dinâmica das águas tem demonstrado que é preciso haver maior reflexão sobre a gestão das cidades e de suas águas.
    Não vi a situação da UFAL, mas as chuvas do dia 12/05 provocaram prejuízos no condomínio onde moro que nunca vi. Houve perda total de 13 veículos.

    Abraços

    Nadja

    ResponderExcluir