domingo, 25 de outubro de 2009

Escritores lançam coleção de livros e CD com selo alagoano

Literatura Infantil independente

Escritores lançam coleção de livros e CD com selo alagoano

Com o lema Leitura para todas as crianças, será lançada durante a IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas, a coleção Letras & Sons, um produto do Selo Passarada, criado para abrigar a produção literária independente de Alagoas. O projeto inclusivo reúne quatro textos de literatura infanto-juvenil e um audiolivro, com narrações das histórias e músicas criadas especialmente para os personagens. Fazem parte da coleção, patrocinada pela Braskem: Marina traquina, de Claudia Lins, A galinha saudosa, de Ricardo Cabús, Bob no país das verdurinhas, de Simone Cavalcante e Filho de peixe, peixinho não é, de Tiago Amaral. O lançamento será no dia 31 de outubro, às 17h, no Centro Cultural e de Exposições de Maceió, no espaço criado para o Selo Passarada, no estande da Braskem.

Os quatro livros da coleção dão continuidade ao projeto de leitura inclusiva patrocinado pela empresa, que teve início em 2008, com o lançamento de Os Três Porquinhos do Agreste, título que beneficiou 400 alunos de escolas públicas e crianças cegas, com doações de CDs e livros. O mesmo título, agora em segunda edição, também será lançado no evento.

Leitura Inclusiva – As histórias contadas, com trilhas sonoras, efeitos especiais e sonoplastia, são alguns dos recursos criativos do projeto, que aposta numa tendência, hoje, muito praticada no mercado literário brasileiro: o audiolivro, ou livro falado. Esse recurso permite que crianças cegas, com baixa visão, bem como todas aquelas que ainda não foram alfabetizadas ou se encontram em processo de construção do saber, possam ter acesso ao conteúdo das histórias. Por isso, 10% da tiragem da coleção será doada para bibliotecas de instituições que cuidam de crianças cegas, a exemplo da Escola de Cegos Cyro Accioly.

Para gravar o CD contendo as quatro histórias e dar vida aos personagens e às situações dos enredos, os autores se uniram a outros profissionais nas áreas de musicalização, atores e pessoas apaixonadas pela literatura infantil. A ideia era reproduzir em áudio a magia das histórias contadas, tornando assim o ato da leitura mais interativo e dinâmico, sobretudo para aqueles que ainda estão aprendendo a ler. Desse modo, os autores esperam contribuir para despertar nas crianças o prazer da leitura em suas múltiplas possibilidades criativas, transformando os livros em objetos lúdicos, capazes de estabelecer uma relação prazerosa entre o pequeno leitor e os textos escritos e narrados. Ao mesmo tempo, as histórias escritas e ilustradas com elementos de nossa cultura, trazem temáticas voltadas ao imaginário, ao meio ambiente e ao protagonismo infantil.

Participam desta coleção autores e profissionais que atuam em projetos ligados à literatura e áreas afins: edição de livros, produção de programa de TV e conteúdos para educação, designer gráfico, ilustração e musicalização infantil. Os livros trazem ilustrações elaboradas pelo artista Pedro Lucena. As composições musicais do audiolivro foram criadas por Ezra Mattivi, já as trilhas das histórias contadas no CD tiveram a produção de Jâneo Julião Amorim.

Um comentário:

  1. Queridos,

    Estarei viajando para aproveitar o feriado do dia 2 visitando os filhos no Rio de Janeiro. Volto no dia 3 e faço questão de adquirir os livros.

    Sucesso para tão boa e querida turma

    Edilma

    ResponderExcluir