terça-feira, 16 de março de 2010

Dois mini-cursos de literatura brasileira contemporânea

A prosa e a poesia brasileiras contemporâneas e a Crítica Literária são temas dos mini-cursos
promovidos pelo Itaú Cultural em Maceió (AL).


O Itaú Cultural, em parceria com o SESC de Alagoas, abre inscrições para dois mini-cursos de literatura brasileira contemporânea. O objetivo dos cursos é discutir o panorama da atual produção literária na prosa e na poesia e suas relações com a crítica literária. Atividade gratuita, com Cerificado.

Os mini-cursos são: 1) Crítica de poesia: tiques, toques e truques, com o professor e poeta Wilberth Salgueiro e 2) Crítica & ficção no Brasil: uma leitura do presente, com o professor e escritor Flávio Carneiro.

Os mini-cursos fazem parte do Rumos Literatura 2010-20211, programa de apoio a projetos na área de ensaio ou crítica literária, que tem suas inscrições abertas até o próximo dia 31 de julho. Saiba tudo sobre o edital Rumos acessando www.itaucultural.org.br/rumos.

Programação dos mini-cursos Rumos Literatura em Maceió
20.03, sábado
9h30 às 12h30 e 14h às 18h
tema Crítica de poesia: tiques, toques e truques com o professor e poeta Wilberth Salgueiro

O curso se propõe a apresentar um instrumental crítico e teórico para que o leitor de poesia possa firmar critérios e valores próprios e, daí, apreciar a força e a forma de uma obra poética. A exposição do instrumental se dará em paralelo a análises de poemas brasileiros contemporâneos, sobretudo a partir da década de 1980.

perfil do ministrante: Wilberth Salgueiro (Rio de Janeiro/RJ). Mestre e doutor em Letras, pela UFRJ. Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras na UFES e pesquisador-bolsista do CNPq. Autor de, entre outros, Lira à brasileira: erótica, poética, política; Forças & formas: aspectos da poesia brasileira contemporânea (dos anos 70 aos 90) e Personecontos.

21.03. domingo
9h30 às 12h30 e 14h às 18h
tema Crítica & ficção no Brasil: uma leitura do presente com o professor e escritor Flávio Carneiro.

O propósito do curso é discutir algumas questões sobre o exercício de uma crítica literária que se arrisca a falar não apenas de obras e autores canônicos mas do que está sendo produzido hoje no Brasil na área de ficção. Os princípios norteadores dessa crítica, seus critérios, seus recortes são alguns dos pontos tratados, juntamente com a apresentação de um mapeamento da ficção brasileira atual.

perfil do ministrante: Flávio Carneiro (Goiânia, GO). Escritor, roteirista, crítico literário, professor de literatura da UERJ e autor de doze livros, entre contos, romances, crônicas, ensaios e novelas para crianças e jovens. Escreveu também dois roteiros para cinema. Seus livros mais recentes são o romance A Confissão e o livro de crônicas Passe de Letra: futebol & literatura, ambos publicados pela Rocco.

Serviços
- Local: Sesc Poço - auditório Maron Emile Abi Abib - Rua Pedro Paulino, 40, Poço | Maceió, AL - Fone: (82) 2123-2440.
- Inscrições: apenas pessoalmente em outro Sesc: Coordenação Artístico-Cultural (CARC) - Unidade SESC Centro - Rua Barão de Alagoas, 229.
- Informações pelo tel.: (82) 3326-3133 / (82) 3326-3700 e sescliteratura@gmail.com
- Horário: 9h30 às 12h30 e 14h às 18h (nos dois dias)
- Quantidade de vagas: 50 – inscrições gratuitas
- Período de inscrições: até 19/03/10
- Certificados para quem cumprir ao menos 75% da carga horária


Contato
Luiz Pedreira Jr
Itaú Cultural | Comunicação Dirigida
itaucultural@comunicacaodirigida.com.br | Tel 11 8405-4664

Nenhum comentário:

Postar um comentário