segunda-feira, 25 de julho de 2011

João Albrecht e Ricardo Cabús no Palavra Mínima


“Música e poesia em um só espetáculo.

Duas linguagens, uma só expressão”.

O projeto Palavra Mínima tem o objetivo de criar mais um espaço para veiculação da arte produzida em Alagoas.

Trata-se de um empreendimento cultural consistente na produção de espetáculos a acontecerem no Teatro Linda Mascarenhas, envolvendo diversas manifestações artísticas, com a predominância da música, que se iniciará nesse mês de julho.

A finalidade é integrar a música e a literatura, contando com a presença de um escritor participando ativamente do espetáculo musical, lendo seus próprios textos.

Por ser um espetáculo musical impregnado de literatura, apresenta o desafio de proporcionar a sintonia entre a palavra cantada, a música dos compositores e intérpretes e os textos dos diversos autores alagoanos, buscando, assim, unir duas expressões, como produção única. Os artistas intervêm no trabalho do outro, enriquecendo-o e demonstrando que é possível a convivência harmônica na música, na literatura e, sobretudo, na vida.

Cooperativismo musical

O projeto surge também como uma possibilidade de aprofundar a realização empreendedora coletiva, manifestada através do cooperativismo, de modo a fortalecer a Comusa – Cooperativa dos Profissionais da Música, entidade nascida do arranjo produtivo local de cultura.

A montagem dos espetáculos terá a participação direta de outros artistas, integrantes da cooperativa.

Inclusão social

Além dos shows, que acontecerão à noite, o projeto traz como diferencial a inclusão de estudantes da rede estadual e municipal, que participarão de oficinas, no mesmo local e datas dos shows, em horário diferente, tendo a oportunidade de interagir com os músicos e escritores, com acesso a uma apresentação prévia do espetáculo.

Abertura

A abertura do projeto acontecerá no próximo dia 29 de julho, no Teatro Linda Mascarenhas, em espetáculo que unirá a música de João Albrecht e a poesia de Ricardo Cabus.

A proposta do show João Albrecht Acústico é a de apresentar ao espectador alagoano o trabalho de criação musical de um dos mais experientes músicos da noite de Maceió, em um formato acústico, enfocando sua obra autoral. Com um apelo estético focado na Música Popular Brasileira contemporânea e com alguma influência do jazz e do rock.

O show contará com a direção musical do próprio João Albrecht (voz e violão nylon), acompanhado de Alexandre Rodas (violões aço e nylon), Anderson Silva (baixo) e de Wilson Miranda (percussão). O repertório será constituído basicamente de músicas de autoria própria, além de músicas de outros compositores locais.

O poeta a dividir o palco da noite será Ricardo Cabus, que também é compositor, tradutor, engenheiro e professor universitário. Idealizador do Projeto Papel no Varal, escreveu dois livros de poesia, Estações Partidas e Cacos Inconexos e um infantil, A Galinha Saudosa.

É também responsável pela organização do Minuto de Poesia, veiculado pela Rádio Educativa FM, desde 2009, além de ter composto letras para músicas com diversos parceiros, tais como Junior Almeida, Fernando Marcelo, Gustavo Gomes, Robson Amorim, Sandro Mardem e Chico Fidelis.

Cronograma do Projeto

MÚSICO/GRUPO MUSICAL

ESCRITOR

29/jul

JOÃO ALBRECHT

RICARDO CABUS

12/ago

LIMA NETO

GUILHERME RAMOS

19/ago

POESIA MUSICADA NO PANDEIRO

EMANOEL GALVÃO

2/set

JANCLÁUDIO

EDUARDO PROFFA

9/set

JOSENILDO GOMES

MILTON ROSENDO

23/set

DEYVES

GAL MONTEIRO

7/out

FÁTIMA MAIA

LUIZ ALBERTO MACHADO

14/out

IBYS MACEIOH

MARCOS DE FARIAS COSTA

21/out

FERNANDO MARCELO

MAURÍCIO DE MACEDO

4/nov

IRINA COSTA

MARIA GABRIELA COSTA

11/nov

EZRA CRISTINA

SÓSTENES LIMA

18/nov

SÓSTENES LIMA

OTÁVIO CABRAL

2/dez

LUIZ ALBERTO MACHADO

FÁTIMA MAIA

9/dez

JÚLIO UÇÁ

LUCIANO JOSÉ

16/dez

GAL MONTEIRO

LUDMILA MONTEIRO

Serviço:

O que? Projeto Palavra Mínima

Onde? Teatro Linda Mascarenhas

Quando? 29 de julho, 20 horas

Quem? João Albrecht e Ricardo Cabus

Quanto? R$20,00 e preço promocional de R$10,00.

Uma realização: Comusa

Apoio:

Fundação Cultural Cidade de Maceió

IZP – Instituto Zumbi dos Palmares

Mucom – Museu do Comércio de Alagoas

Secretaria de Estado da Cultura

SEBRAE-AL

Pizzaria Santo Orégano

Um comentário:

  1. Obrigado pelo e-mail informativo... Essa matéria já está em nosso site! Parabéns pelo trabalho! salve a Poesia
    http://www.poemese.com/index.php?option=com_content&view=article&id=109:palavra-minima&catid=36:agenda

    Paz e utopia
    Gledson Vinícius
    www.poemese.com

    ResponderExcluir