segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Papel no Varal volta no fim do ano celebrando a poesia e homenageando o concreto


O gênio Oscar Niemeyer eternizado em obras de concreto e o poeta concretista Décio Pignatari estarão lado a lado no varal de poesia
(Ascom Lumeeiro)

Será na terça-feira, 18 de dezembro, às 20h no Maikai Choparia. Desta vez o Papel no Varal estará em seu formato tradicional: uma seleção eclética com 100 poemas de todo canto, de todo tempo, com tema livre. Uma peripécia do destino fará com que dois poetas recém-falecidos estejam juntos, pendurados por pregadores de madeira em um varal de sisal. Os versos do Poema da Curva de Oscar Niemeyer (“Não é o ângulo reto que me atrai,/Nem a linha reta, dura, inflexível criada pelo o homem./O que me atrai é a curva livre e sensual.”) ladearão o Rumbo a Nausicaa de Décio Pignatari (“O sopro e o sangue criam, não / ressuscitam. Os mortos / aborrecem chamados de esperança. As crianças / turbam a ordem. Os poetas / comovem o caos, afligem / o ventre das mulheres.”).

Vale ressalvar que a poesia concreta não é frequente no Papel no Varal, devido ao seu formato. Para essa homenagem, será projetado um curto vídeo com uma seleção de poemas concretos de Décio Pignatari e imagens de projetos de Oscar Niemeyer.

Entremeando a leitura de poemas, Mácleim – acompanhado de Everaldo Borges (sax) e Jiuliano Gomes (teclado) – trará músicas de seu mais recente CD “Esses Poetas”, com uma excelente seleção de poetas alagoanos, de Jorge de Lima a Sidney Wanderley. O disco estará à venda durante o evento e poderá ser autografado pelo compositor.

A entrada é gratuita. Como as vagas são limitadas, será exigido convite, que poderá ser apanhado nas farmácias Ao Phamacêutico a partir do dia 13.

Será uma noite de celebração, para concluir mais um ano de muita poesia espalhada em nossa cidade pelos projetos do Instituto Lumeeiro.

ARTISTAS


Ricardo Cabús é poeta, tradutor, compositor e professor universitário. Lançou dois livros de poesia, Cacos Inconexos e Estações Partidas, e A Galinha Saudosa, título de literatura infantil. Ensina na UFAL, preside o Instituto Lumeeiro e é o idealizador e apresentador do projeto Papel no Varal. Criou e dirige o Minuto de Poesia na Rádio Educativa FM.

Mácleim é compositor, cantor, produtor musical, arranjador, jornalista, blogueiro e crítico musical. Compôs trilhas para teatro. Começou sua carreira participando de Festivais Universitários. Na década de 80 foi para o Rio de Janeiro, estudou no Conservatório Villa Lobos, cantou na noite carioca e trabalhou em vários estúdios. Tocou e cantou ao lado de importantes artistas como Djavan, Elba Ramalho e Milton Nascimento. Viveu um período na Europa, realizando turnês artísticas por Londres, Paris e Amsterdam, onde foi premiado duas vezes.

Everaldo Borges é saxofonista, compositor e arranjador. Apaixonado pelo jazz e pela música instrumental, Everaldo lançou o primeiro cd de música instrumental em Alagoas, faz parte da Banda de Música da Polícia Militar e trabalhou com grandes nomes da música local e nacional, como Dona Ivone Lara, Ithamara Koorax, Cláudio Zoli, Mácleim, Carlos Moura, Júnior Almeida, Eliezer Seton, Francisco Elpídio, Ibys Maceió, Leureny, e Fernando Melo.
 Jiuliano Gomes toca piano e teclado. Tem uma carreira de sucesso acompanhando os melhores nomes da música alagoana.

O EVENTO

O Papel no Varal é um sarau de poesias, com 100 poemas pré-selecionados, dependurados em um varal de sisal. Todos podem ler no palco qualquer dos poemas pendurados. Não é indicada a leitura de poemas por seus autores nem a leitura de poemas que não estejam selecionados para esta edição.
            Esta edição tem o apoio de Ao Pharmacêutico, da Gama Engenharia de Recursos Hídricos, do Armazém Guimarães, da UFAL e do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP). A entrada é gratuita. Os convites podem ser adquiridos antecipadamente em toda a rede de farmácias Ao Pharmacêutico. Mais informações pelo telefone 82-8135-5990, e-mail contato@lumeeiro.org, twitter @papelnovaral e Facebook Papel no Varal.

SERVIÇO

Papel no Varal

QUANDO: Terça-feira, 18 de dezembro de 2012, às 20h.

ONDE: Maikai Choparia

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos

CONVITES ANTECIPADOS:  Gratuitos nas farmácias da rede Ao Pharmacêutico

INFORMAÇÕES:
82 8135-5990 / contato@lumeeiro.org
Twitter: @lumeeiro e @papelnovaral

REALIZAÇÃO:  Instituto Lumeeiro

APOIO: Ao Pharmacêutico, Conselho de Arquitetura e Urbanismo CAU/AL, Gama Engenharia de Recursos Hídricos, Armazém Guimarães, UFAL e Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).





Nenhum comentário:

Postar um comentário