quinta-feira, 16 de maio de 2013

Poesia e Loucura dialogam no palco do Papel no Varal



Por Nathalia Leal


Com um público de mais de duzentas pessoas reunidas no Maikai Choparia, o Papel no Varal tornou a noite desta terça (14) mais poética – e banhada pela loucura. Parte integrante das atividades relacionadas ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que ocorre no dia 18 de Maio, o sarau apresentou poemas de autores locais, nacionais e internacionais. Também foram declamadas criações de pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) de Alagoas, locais de tratamento mental humanizado.

A música ficou por conta do duo formado por Eliza Lemos e Tony Augusto, que proporcionou à plateia um repertório temático que ia de Raul Seixas – o “Maluco Beleza” – até outros ícones como Arnaldo Baptista e The Beatles.

Dentre os autores declamados estão Paulo Leminski, o espanhol Federico García Lorca, os alagoanos Tainan Costa e Jorge Cooper. Todos com versos que se encaixavam na temática Loucura, mas que abordavam o tema de diversas formas: do curto poema de Leminski sobre o cachorro louco, até o Delírio Puro de Chacal: “Quanto mais louco / lúcido estou...”.

Organizado pelo Instituto Lumeeiro, o Papel no Varal é um projeto criado por Ricardo Cabús que periodicamente traz poesia à noite alagoana. Com entrada gratuita, os espectadores podem escolher qualquer poema do varal para declamar no palco, o que cria um espaço de enriquecedora interação.

A edição desta terça (14) teve apoio do Conselho Regional de Psicologia, Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Armazém Guimarães e Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário