terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Poesia e música de Vinícius de Moraes saúdam o solstício de verão

Em uma noite quente, Ricardo Cabús, Duo Lumeeiro e Fernanda Guimarães ventaneiam emoção para uma plateia atenta e interativa.


(Ascom Lumeeiro)
(Fotos: Levi Yuri)

Ricardo Cabús dá voz à poesia de Vinicius

A segunda edição do Só Vinícius cumpriu o que prometeu: encantar o público com a união da música e da poesia de um dos maiores autores da literatura brasileira, Vinicius de Moraes.
A noite era de solstício de verão: temperatura alta, brisa leve e lua escondida. O público, pouco a pouco, fez presente. Às 19h30min os primeiros acordes de Berimbau foram executados com perfeição pelo Duo Lumeeiro, composto pelos músicos Miran Abs e Willbert Fialho. Breves instantes depois a voz de Ricardo Cabús ecoava firme trazendo a poesia do homenageado da noite.
A curadoria de versos e canções contemplou as diversas faces de Vinicius: do amor romântico trazido na música Minha namorada à metalinguagem presente nas estrofes de Poética. Também foi possível ouvir releituras de poemas a partir da entonação que Ricardo Cabús adotou. Foi o que ocorreu com A casa, conhecido por ter se transformado em música infantil e mostrado, no recital, em tom sério e áspero para condizer com a crítica social ali existente. O poema Olhe aqui, Mr. Buster teve uma interpretação arrebatadora e foi o mais aplaudido da noite.

Plateia atenta lotou o espaço Cultura e Sabores

O público foi eclético, contemplou tanto iniciantes na obra do Poetinha quanto admiradores já fieis. Camila Cavalcante, artista visual de destaque no atual cenário da cultura alagoana, disse ser fã de Vinícius de Moraes desde sempre e destacou que a iniciativa do Instituto Lumeeiro em fazer esta homenagem “é importantíssima, na verdade, essencial. Porque Vinícius é muito popular mas ao mesmo tempo não é muito apreciado. As pessoas não têm noção exata de que gostam dele. Alagoas é muito carente desse tipo de iniciativa.”
Por parte dos que estão começando a conhecer Vinícius de Moraes, havia Bianca Teixeira, que disse acompanhar “a obra de Vinícius pelas mídias habituais. Tô gostando muito da divulgação que estão fazendo, tem a questão das olimpíadas que eles colocaram o nome de Vinícius e tô me interessando muito pela poesia há pouco tempo. Tive essa oportunidade de ver esse evento e vim para conhecer um pouquinho mais sobre o trabalho dele na área de poesia e música. A iniciativa do Instituto Lumeeiro em fazer o evento é muito importante, muito interessante para o Estado de Alagoas que tem carência nessa área de cultura, de poesia. Gostei muito do local escolhido, do tema abordado, do dia, horário e tô gostando muito da programação que vocês fizeram”.
Miran Abs, Ricardo Cabús, Fernanda Guimarães e Willbert Fialho

Foi esse clima de satisfação e encantamento que tomou conta da noite, encerrada com chave de ouro pela participação mais que especial de Fernanda Guimarães entoando Eu sei que vou te amar, única música cantada do repertório, e dando uma palhinha extra com Ela é carioca.


(Este evento contou com o patrocínio de Ao Pharmacêutico, Gama Engenharia de Recursos Hídricos e Secretaria Estadual de Cultura e com o apoio de Armazém Guimarães, Bodega do Sertão, UFAL e IZP.)

2 comentários:

  1. Este Papel no Varal sobre Vinícius foi simplesmente ótimo: ótima poesia, ótima música, ótima noite... Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. parabéns por iniciativas tão brilhantes!!!

    ResponderExcluir