sexta-feira, 3 de abril de 2009

Educativa inova com “minuto de poesia”
(release do IZP)

A poesia fará parte do dia-a-dia dos ouvintes da Rádio Educativa FM, integrante do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), a partir desta segunda-feira, 06, com a estréia do novo quadro “Minuto de poesia”.

O programa terá a duração máxima de um minuto e será apresentado em diversos horários, com a participação especial do professor, poeta e teatrólogo, Otávio Cabral e da procuradora de Estado, Fátima Medeiros, que farão à declamação de poemas de autores consagrados como Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana, Neruda, Jorge de Lima, dentre outros.

Para comemorar a iniciativa, foi realizado nessa quinta-feira o evento de lançamento do programa no Bar do Seu Manoel, na Garça Torta. O encontro contou com a participação de poetas, escritores, artistas bem como amantes da boa poesia.

Um varal com poemas selecionados para ir ao ar neste mês foi disponibilizado para que os convidados pudessem recitá-los e uma pequena mostra do programa foi exibido durante o evento.

O “Minuto de poesia”, produzido e idealizado, pelo professor Ricardo Cabús, se propõe a levar aos ouvintes poesias de qualidade produzidas em Alagoas, no Brasil e no mundo. De acordo com Ricardo Cabús, “a iniciativa tem como objetivo abrir espaço para a boa poesia de todos os cantos, de todos os tempos e incentivar a produção de poemas de qualidade, estimulando os novos poetas pelo bom exemplo e pela possibilidade concreta de ter sua obra veiculada na Rádio Educativa”.

Para o diretor da emissora, Ricardo Teles, a iniciativa foca a valorização da cultura e, com isso, a Educativa FM vem cumprindo o papel de fomentador de educação. “Faz parte do perfil da Rádio o papel de divulgar a cultura local, nordestina e brasileira”, ressaltou.

Já para Otavio Cabral, que participa da primeira fase do programa, “mesmo não sendo um gênero literário tão consumido como a prosa e o romance, a poesia está presente em todos os tempos e abrir espaço para esta manifestação cultural é uma iniciativa inovadora da Rádio Educativa, que vai possibilitar aos ouvintes ter acesso ao universo da poesia de forma prazerosa.”
Cabral ressalta ainda, a importância da poesia, afirmando ser ela utilitária, uma vez que possibilita a quem a consome, condições emocionais de repensar e mudar a forma de ver o mundo.

A Rádio Educativa FM 107,7 oferece desde 1984 uma programação diferenciada, dando prioridade a MPB e música genuinamente alagoana, tornando-se a única neste segmento no Estado. Sua programação é eclética e versátil, destacando-se como espaço privilegiado para divulgação da cultura em suas várias manifestações. Integrante do Instituto Zumbi dos Palmares, a Rádio Educativa já pode ser ouvida também no interior do Estado nos municípios de Arapiraca, no Agreste, e Porto Calvo, no Litoral Norte. Ambas expandem seu sinal para as cidades circunvizinhas. Já existe uma solicitação do Instituto no Ministério das Comunicações para expandir a atuação da rádio para as cidades de Penedo, Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios.

(Release IZP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário