segunda-feira, 6 de maio de 2013

Papel no Varal traz a loucura em forma de poesia


(Ascom Lumeeiro)


O Papel no Varal apresentará, no dia 14 de maio, terça-feira, às 20h, 100 poemas com o tema “Loucura”, no Maikai Choparia (Stella Maris). O evento é gratuito e participará das atividades relacionadas ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de maio), que ocorrem em todo o país, promovendo a necessidade de lidar com o sofrimento psíquico de forma ética, responsável, afetiva e criativa.

Organizado pelo Instituto Lumeeiro, o Papel no Varal: “Loucura” será coordenado por Ricardo Cabús, que explica a escolha das poesias para esta noite especial: “a curadoria dos poemas será tratada de uma forma diversificada, tratando a loucura desde a sua denotação clássica às mais díspares possibilidades metafóricas, encontradas pelos grandes poetas das Alagoas, do Brasil e do mundo”.

No varal estarão Drummond, Marcos de Farias Costa e Anne Sexton. Manuel Bandeira trará sua “Poética”, com versos como: “(...) Quero antes o lirismo dos loucos / O lirismo dos bêbados / O lirismo difícil e pungente dos bêbados / O lirismo dos clowns de Shakespeare / Não quero mais saber de lirismo que não é libertação".

As músicas, que também seguem a temática, foram retiradas dos repertórios de artistas como Arnaldo Baptista, Sergio Sampaio e Raul Seixas. No evento serão interpretadas pela cantora Elisa Lemos, revelação musical do nosso estado, acompanhada de Tony Augusto (guitarra e teclado).

O sarau conta com o apoio do Conselho Regional de Psicologia, Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Armazém Guimarães e Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).


Quem estará lá:


Ricardo Cabús é poeta, tradutor, compositor e professor universitário. Lançou dois livros de poesia, Cacos Inconexos e Estações Partidas, e A Galinha Saudosa, título de literatura infantil. Ensina na UFAL, preside o Instituto Lumeeiro, idealizou e apresenta o projeto Papel no Varal e os shows Djavaneando Lêdo, Bukowski Blues e Piazzolando Quintana; criou e dirige o Minuto de Poesia na Rádio Educativa FM.

Elisa Lemos é cantora e atriz. Nasceu em Salvador (BA) e desde pequena esteve ligada à música, influenciada pelo pai, Tony Augusto, aprecia repertórios variados do Rock à MPB, o que resultou no show Caleidoscópio, estreia da intérprete no Projeto Outras Ondas, no Espaço Cultural Linda Mascarenhas.

Tony Augusto é violonista, guitarrista, compositor, arranjador, produtor e diretor musical natural de Recife (PE). Foi integrante da Banda Mel e da banda da cantora Daniela Mercury, além de gravar discos com Carlos Moura, Chiclete com Banana, Tânia Alves, Ataualba Meireles e a banda As Meninas. Premiado com o Troféu Caymmi de melhor arranjo na música “Marmelada”, na década de 90, por seu trabalho produzido para a cantora Tita Alves.


Serviço:

Papel no Varal – Loucura
Promoção: Instituto Lumeeiro
Data: Terça-feira, 14 de maio de 2013.
Horário: 20h
Local: Maikai Choparia no Stella Maris
Entrada: Gratuita
Apresentação: Ricardo Cabús
Participação Musical: Elisa Lemos (voz), acompanhada de Tony Augusto (guitarra e teclado)
Classificação etária: 14 anos

Apoio: Conselho Regional de Psicologia, Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Armazém Guimarães e Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).

Para contratar as ações culturais do Instituto Lumeeiro ou receber mais informações, favor contatar:

(82) 8135 5920
(82) 8135 5990
contato@lumeeiro.org
FanPage Instituto Lumeeiro
FanPage Papel no Varal
@lumeeiro
@papelnovaral
www.youtube.com/lumeeiro
www.lumeeiro.org


Um comentário: