terça-feira, 19 de novembro de 2013

Contação de poesia para crianças: o encantamento das palavras numa tarde de sábado

(Ascom Lumeeiro)

Rostinhos curiosos e atentos tomaram conta da sessão infantil da livraria Leitura, na tarde deste sábado (16). Conduzida por Larissa Cabús, a Contação de Poesia para Crianças trouxe uma atmosfera lúdica, que promoveu o contato precoce com a literatura.

Resultado de uma parceria entre o Instituto Lumeeiro e a Livraria Leitura, a atividade permitiu que o público infantil se familiarizasse com o espaço e, ao mesmo tempo, fosse encantado pelas palavras. Entre uma poesia e outra, as crianças eram estimuladas a interagir e refletir sobre o que havia sido contado: os pais, observadores, surpreendiam-se com as respostas e sabedoria infantil. Em um desses momentos ímpares, uma exclamação aguda foi solta: "Todo mundo morre, até o Vinicius de Moraes!", afirmou Lis, uma das menores garotinhas, arrancando risos dos presentes. Foi prontamente respondida por Larissa, que tinha as palavras na ponta da língua, para mostrar a importância da literatura: "Sim! Mas a poesia é uma forma de se manter vivo", lembrou.

Foi neste clima, com adultos e crianças encantados em conjunto, cercados por livros e lápis de cor para desenhar as histórias e poesias, que a primeira sessão de contação de poesia e histórias foi inaugurada. Presente em Maceió há pouco tempo, a Livraria Leitura surge com uma parceria que enriquece um espaço que já se tornou um marco para um estado que possuía uma carência expressiva no segmento. Do outro lado, o Instituto Lumeeiro segue na promoção de atividades que cumpram a sua missão de trazer a literatura - em especial, a poesia - para o cotidiano do público. As expressões que foram vistas neste sábado comprovam que a parceria rendeu bons frutos e fez germinar, ao menos durante aquela tarde, a magia das palavras no imaginário infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário