quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Papel no Varal celebra os quarenta anos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFAL

(Ascom Lumeeiro)


Nesta terça (19), o Instituto Lumeeiro comemora os 40 anos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFAL com um sarau temático. O evento acontece às 20h, no Maikai Choparia e tem a participação musical do cantor Mácleim.

Pendurados no varal de sisal, cem poemas trazem em suas linhas a poesia oculta que as obras dos arquitetos e urbanistas transbordam em nosso cotidiano. Versos como os de Anna Maria Vieira dão uma pequena prévia sobre a essência deste Papel no Varal, que trará também autores como João Cabral de Melo Neto, Bertolt Brecht, Adélia Prado e Gonzaga Leão.

Entremeando a leitura poética, o cantor Mácleim irá trazer um repertório com músicas que retratam o encanto das ruas, cidades, monumentos e construções – conhecidos íntimos dos que dedicam a vida ao fazer arquitetônico e aprendem a olhar as linhas e curvas de uma forma especial.

A entrada do Papel no Varal: Arquitetura e Urbanismo é franca. Devido às vagas limitadas, os interessados em garantir os seus lugares devem apanhar o convite em uma das farmácias da rede Ao Pharmacêutico.

Varais, suspensos varais

“As roupas do quinto andar acenavam cores
divisionadas em blusas, lençol e calça –
se os homens assim estivessem, as dores
pareceriam acordes maiores de graça.

Do terceiro andar a mulher buscava-se nessas peças
que valsavam sob os ventos e o olhar dos edifícios
mas, eis que uma toalha multicor e listrada
mal podendo acenar
olhou-a sob os longos cílios –
Varais, suspensos varais –
e uma sombra se estendeu pelo piso.”

Anna Maria Vieira Soares Filha






QUEM ESTARÁ NO PAPEL NO VARAL

Ricardo Cabús é poeta, tradutor, compositor e professor universitário. Lançou dois livros de poesia, Cacos Inconexos e Estações Partidas, e A Galinha Saudosa, título de literatura infantil. Ensina na UFAL, preside o Instituto Lumeeiro e é o idealizador e apresentador do projeto Papel no Varal. Criou e dirige o Minuto de Poesia na Rádio Educativa FM.

Mácleim é compositor, cantor, produtor musical, arranjador, jornalista, blogueiro e crítico musical. Compôs trilhas para teatro. Começou sua carreira participando de Festivais Universitários. Na década de 80 foi para o Rio de Janeiro, estudou no Conservatório Villa Lobos, cantou na noite carioca e trabalhou em vários estúdios. Tocou e cantou ao lado de importantes artistas como Djavan, Elba Ramalho e Milton Nascimento. Viveu um período na Europa, realizando turnês artísticas por Londres, Paris e Amsterdam, onde foi premiado duas vezes.

SERVIÇO
DATA: 19/11/2013
HORA: 20H
LOCAL: Maikai Choparia
PARTICIPAÇÃO MUSICAL: Mácleim

ENTRADA FRANCA: convites nas Farmácias Ao Pharmacêutico

REALIZAÇÃO: Instituto Lumeeiro e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (UFAL)
PATROCÍNIO/APOIO: Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL), Ao Pharmacêutico, Iluminart.

INFORMAÇÕES:
(82) 8135-5990 / contato@lumeeiro.org
http://facebook.com/institutolumeeiro

Twitter: @lumeeiro / @papelnovaral

Um comentário:

  1. Parabéns, Ricardo Cabus. Lumeeiro sempre presente em todas as datas significativas de nossa cultura, não poderia deixar de comemorar com os profissionais que têm na arte sua atividade cotidiana.
    Grande abraço,
    Marcelo Malta

    ResponderExcluir