sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O que eu faço além da academia

Generosa matéria do jornalista Jhonathan Pino sobre "o que eu faço além da academia".

http://www.ufal.edu.br/portal/servidor/noticia/2011/08/o-que-eu-faco-alem-da-academia-ricardo-cabus

O que eu faço além da academia: Ricardo Cabus


Tradutor, Disco Jockey (DJ), professor de forró, curador de eventos culturais e poeta são apenas algumas faces do professor do Centro de Tecnologia, Ricardo Cabus. Servidor da Ufal desde 1981, o professor arruma tempo para realizar diversos eventos, mas foi especialmente o Papel no Varal que deixou Ricardo conhecido em Maceió pela forma inusitada como abordava a poesia.

Jhonathan Pino - jornalista

Realizado principalmente nos bares, unindo as recitações ao movimento da música e do bate-papo descontraído nas noites maceioenses, no Papel do Varal as poesias são lidas pelo próprio publico entre um copo e outro de cerveja – ou de cachaça, ficando a gosto do cliente.

Mas não são apenas os bares que recebem a decoração das poesias penduradas como roupa de varais: o Papel no Varal já passou por museus, teatros e pela Ufal, quando a Tenda da Cultura Estudantil recebeu o evento. “São 100 poemas lidos pelo próprio público a cada noite. O Papel no Varal só existe porque o público participa”, ressalta o professor, que atua como animador do evento.

Mas além desse evento, Ricardo também atua promovendo poetas estrangeiros e unindo bandas musicais à poesia. Assim já nasceram eventos como o Bukowski Blues, o Chorinho Quitana, o Sonhando Pessoa e o Djavaneando Ledo.

Todos esses projetos são frutos do amor de um engenheiro pela poesia, coisa atípica entre profissionais da tecnologia e que muitas vezes é vista com certo preconceito. Desde o início da década de 90, Cabus vem traduzindo inúmeros autores da língua inglesa e espanhola. Buckowski, Edgar Alan Poe, John Donne e Pablo Neruda são alguns deles.

Além de traduzir, Cabus também produz seus próprios poemas. E por isso já publicou “Estações Partidas” em 1994; o livro infantil “A Galinha Saldosa”, em 2009 - cujaanimação está disponível no Youtube – e mais recentemente o livro de poesias “Cacos Inconexos”, disponível no blog.

Ricardo também já atuou como parceiro em outros eventos como o Palavra Mínima. Mas é no Minuto da Poesia, nos intervalos da Rádio Educativa, que podemos ter contato com as poesias de Cabus.

Mas como não só de poesia vive o homem, nas horas em que o professor não está trabalhando e nem envolvido com as poesias, Ricardo envereda por outras áreas artísticas. Assim Ricardo já foi professor de forró, enquanto estava fazendo o doutorado na Inglaterra entre 1999 e 2002, como também já atuou como DJ algumas vezes – hobby que o professor faz questão de dizer que já deixou.

Clique nos links abaixo e veja algumas produções de Ricardo Cabus:

Cacos Inconexos

Papel do Varal

Palavra Mínima

A Galinha Saudosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário