quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Software que simula iluminação de ambientes completa nove anos

http://sites2.ufal.br/ufal/noticias/2011/09/software-que-simula-iluminacao-de-ambientes-completa-nove-anos

Fruto de trabalho desenvolvido durante o doutorado de um professor doutor do Centro de Tecnologia, o "TropLux", software utilizado para simular a iluminação artificial em ambientes a serem construídos, está lançando a sua quinta versão e é conhecido internacionalmente. O professor Ricardo Cabús é o criador do programa, que foi pensado para simular as variações de intensidade da luz natural em regiões tropicais.

William Correia – estudante de Jornalismo

As atualizações do programa vêm sendo feitas em um intervalo médio de dois anos. Desde sua primeira versão, o TropLux é disponibilizado gratuitamente, sendo necessário para a sua aquisição apenas um registro no momento do download. “Isso é feito com o intuito de manter um controle sobre o grau de distribuição do software, para saber a quantidade de utilizadores e os lugares onde ele está chegando”, explica o professor que, até o momento, tem informações de 57 registros da versão atual do software, o TropLux 5, lançada em agosto deste ano, em evento realizado em Búzios, na cidade do Rio de Janeiro.

Cabús fez o doutorado na Universidade Britânica de Sheffield, mas a distância do seu país de origem não o afastou da realidade brasileira. Conhecedor das condições climáticas daqui, o professor desenvolveu sua tese pensando nas possibilidades de medição da luz solar que incide com grande intensidade na região entre os trópicos terrestres. O que também serviu como estímulo para a sua escolha foram as características das edificações nessa região do globo, que, segundo o pesquisador, são projetadas em diferentes e complexos formatos, com a intenção de se adaptarem à incidência da luz.

No curso de Arquitetura, onde Cabús leciona e mantém grupo de estudos sobre o tema, o software é aplicado nas aulas e utilizado por graduandos e pós-graduandos em produções científicas. Entretanto, seu reconhecimento vai além dos muros da universidade: o TropLux atualmente é material de estudo de pesquisadores e utilizado como principal ferramenta para o desenvolvimento de ambientes que compartilham das características mencionadas. “Como exemplo, temos conhecimento de considerada quantidade de especialistas da área de conforto ambiental que têm o software como principal ferramenta de trabalho”, diz.

A teoria possibilita a prática

O funcionamento do TropLux tem como base um tripé de teorias estatísticas, físicas e computacionais. Elas são o método Monte Carlo, que crê na possibilidade de conhecer o momento em que uma sequência de eventos acontecerá efetivamente, o método do raio traçado, que permite solucionar de maneira simplificada geometrias complexas, e o conceito de coeficientes de luz natural.

Partindo para a prática, o professor explica que alguns passos são essenciais para que o usuário comece a projetar o seu espaço no TropLux: é necessário informar ao programa dados relativos ao que se pretende construir, como a geometria do ambiente, seus planos, características dos materiais utilizados e a localização geográfica. Toda essa gama de informações é organizada em gráficos ou planilhas oferecidas pelo próprio software e o usuário pode compartilhá-la da maneira que preferir.

Entre as ferramentas disponíveis no programa, esse usuário encontra maneiras de simular com precisão a dimensão de determinado ambiente e a distribuição da luminosidade sobre ele, permite identificar a melhor localização de uma janela e como adaptar os níveis de reflexão da luz a esse local.

Outros simuladores

A ferramenta que simula a iluminação natural não é a única com a qual os estudantes e o professor têm contato. No Grupo de Pesquisa em Iluminação (Grilu) também são utilizados programas como TropSolar, que, como o nome sugere, é direcionado a trabalhos que envolvem geometria solar; TropFac, que trabalha com estrutura de fachadas; e TropMask, que cria máscara de sombra para situações de geometria complexa.Todos eles permitem uma rápida análise estatística para cada tipo de criação”, garante o professor.

Anexos

Criado em 09/09/2011 12:39

Nenhum comentário:

Postar um comentário