quinta-feira, 26 de junho de 2014

II Arraial do Papel no Varal faz sucesso unindo poesia e São João

O sarau matuto fez parte da programação oficial dos festejos juninos da Prefeitura: “São João em Maceió é festa, futebol e forró”


Por Samara Elsie

Ricardo Cabús e o Grupo Gogó da Ema. Foto: Samara Elsie

O Arraial Central da Prefeitura de Maceió recebeu mais uma edição do sarau junino do Papel no Varal, apresentado por Ricardo Cabús nesse 25 de Junho. Com muita alegria, música e poesia matuta o público festejou a noite no clima do São João.

O grupo Gogó da Ema iniciou o sarau com seu forró pé-de-serra, cantando composições de Luiz Gonzaga, Ivaldo Maceió e vários artistas nordestinos. A celebração reuniu uma plateia bastante participativa de várias idades e de diversas regiões. Como no ano passado, o público – estimado em torno de mil pessoas – ocupou todas as cadeiras disponíveis e uma boa parte permaneceu em pé assistindo o sarau.

O poeta Tonho Lambe-Sola foi homenageado pela perfomance alegre do ator Paulo Poeta que declamou vários poemas da autoria do escritor, entre elas “Profissão Ingrata” e “Criança não é cachorro”.

Uma das participantes, Socorro Lemos afirma que é uma experiência maravilhosa poder fazer parte do sarau poético. Segundo ela, projetos como esse devem ser mantidos e crescer cada vez mais no estado.



O ator Paulo Poeta faz homenagem ao escritor Tonho Lambe-Sola. Foto: Samara Elsie

O cantor alagoano Eliezer Setton animou ainda mais a noite com canções clássicas juninas como “Luar do sertão”. É a segunda edição do Arraial que o cantor participa e comenta a mistura do São João e a poesia: “Eu duvido que esse tipo de evento exista em algum canto do Brasil. O cordel, a poesia e essa nordestinidade tem tudo haver com a festa junina.”

Com muito bom humor durante a noite foram lidas as declarações de paquera do “Correio elegante” e também foram distribuídos vários prêmios e brindes, entre eles o “troféu macaxeira” para o melhor declamador de poesia do sarau. Cristina Patriota leu a poesia de Nonato Costa, “Quem compete com os anos perde a luta”, ela já participou de várias edições do Papel no Varal e afirma: “Achei uma iniciativa maravilhosa unir a poesia à festa junina, porque geralmente vemos o São João apenas como dança e forró. E trazer a poesia principalmente com essa temática é fantástico!”

Após as leituras poéticas o público transformou o Arraial em um grande arrasta-pé. Foto Divulgação


O evento terminou com o som de Rogério Nicácio e Forró Xodó Beleza que animou a dança entre os casais com muito forró pé-de-serra. O II Arraial do Papel no Varal foi promovido pelo Instituto Lumeeiro e a Prefeitura Municipal de Maceió e contou com o apoio de Ao Pharmacêutico, Ufal, IZP, IMA, SuperPizza, Cuscuzeria, Bodega do Sertão e Cachaça Engenho Nunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário