terça-feira, 7 de outubro de 2014

Papel no Varal traz a ciência e tecnologia em forma de poesia




Após o recesso de inverno o Papel no Varal volta a pendurar poemas no Maikai Choparia, na noite da próxima terça, dia 14, véspera do dia do professor. O sarau será temático – os 100 poemas escolhidos têm relação com a ciência e a tecnologia – e trará a estreia do Duo Lumeeiro.

Sob o comando do poeta Ricardo Cabús, os presentes poderão subir ao palco para ler qualquer dos poemas do varal. Baudelaire, Wally Salomão e Vera Romariz estarão pendurados, bem como o português Eugénio de Andrade que traz os versos:

Toda a ciência está aqui,
na maneira como esta mulher
dos arredores de Cantão
ou dos campos de Alpedrinha,
rega quatro ou cinco leiras
de couves: mão certeira
com a água,
intimidade com a terra,
empenho do coração.
Assim se faz o poema.

Um dos destaques da noite será a primeira apresentação do Duo Lumeeiro, composto pelos músicos Miran Abs (Violoncelo e flauta) e Wilbert Fialho (violão de sete cordas). Nesta apresentação o repertório será eclético – do jazz à MPB, passando pelo clássico e o chorinho – e terá as participações especiais de Ícaro Coutinho (gaita) e Patrícia Hecktheuer (soprano). A direção musical é de Miran Abs.

O Papel no Varal: Ciência e Tecnologia é uma promoção do Instituto Lumeeiro em conjunto com a ComuniCT e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e tem o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação/AL, FAMED, CNPq, Ao Pharmacêutico, IZP e Armazém Guimarães. As vagas são limitadas e os interessados podem adquirir os ingressos gratuitamente nas farmácias Ao Pharmacêutico.

  
Quem estará no palco

Ricardo Cabús: poeta, tradutor, compositor e professor universitário, lançou dois livros de poesia, Cacos Inconexos e Estações Partidas, e A Galinha Saudosa, título de literatura infantil. É professor da UFAL, presidente do Instituto Lumeeiro, idealizador e apresentador do projeto Papel no Varal, além de criador e diretor do Minuto de Poesia na Rádio Educativa FM.

Miran Abs: Multi-instrumentista, com destaque para o violoncelo e a flauta. Formada em Música (Licenciatura) pela UFAL e Bacharelado em Violoncelo pela UFPB. Participou de vários CDs, shows, festivais locais e nacionais e em trilha sonora para propagandas e documentários. Professora de artes da Rede Estadual de Ensino e Coordenadora Técnica de Música do PETI. Atuou como flautista e violoncelista da Orquestra de Câmara da UFAL no período de 1994 a 2004. É diretora musical do Instituto Lumeeiro.

Wilbert Fialho: alagoano de Pão de Açúcar e traz a influência ribeirinha em sua formação musical. Destaque entre os violonistas alagoanos, já acompanhou inúmeros músicos locais, em shows e gravações, e, atualmente, toca com o cantor Altemar Dutra Jr. Já produziu trilhas sonoras para documentários e integra os grupos Duo no Choro, Trio Cai Dentro, Grupo Cai Dentro e Confraria Alagoana do Choro.

Serviço
Papel no Varal – Ciência e Tecnologia

Data: 14 de Outubro de 2014
Horário: 20h
Local: Maikai Choparia
Entrada: Gratuita
Ingressos antecipados: Farmácias Ao Pharmacêutico
Apresentação e curadoria: Ricardo Cabús
Direção musical: Miran Abs
Participação Musical: Duo Lumeeiro (Miran Abs e Willbert Fialho)
Participação especial: Ícaro Coutinho e Patrícia Hecktheuer.
Classificação etária: 14 anos
Promoção: Instituto Lumeeiro, ComuniCT, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Apoio: Ao Pharmacêutico, Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação/AL, FAMED, CNPq, IZP e Armazém Guimarães

3 comentários:

  1. Excelente.
    PARABÉNS!
    zoroastro pereira de araujo neto

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, a todos os abnegados produtores de cultura

    Carlos Costa

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Ricardo e equipe!!!!
    Liliane Moreira

    ResponderExcluir