sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Varal das Arábias: da poesia aos desejos

O Instituto Lumeeiro pela sexta vez transforma a noite alagoana em um espaço onde o erotismo faz a poesia dialogar com as mais diversas artes
(Ascom Lumeeiro, 11/2/2015)





Noite quente e ambiente à meia luz: assim começou o VI Sarau Erótico-Carnavalesco “Varal das Arábias”. Pontualmente às oito e trinta da noite surgia, entre luzes e fumaças, o xeique nordestino Ricardo Cabús em um tapete mágico. O anfitrião abriu a noite com um clássico poema de Bráulio Tavares. Este foi o estopim para que o público incorporasse o espírito de diversão da festa e não deixasse, por um instante sequer, o palco vazio.



A curadoria do varal foi bastante eclética, oferecendo aos presentes versos de Drummond, Xexéu Beleléu, Castro Alves, Marcos de Farias Costa, entre outros. A cada poema lido, aplausos e os já tradicionais picolés Fika Frio. Houve leitura para todos os gostos, das tímidas às fogosas. Mas a participação do público foi além da declamação das poesias: fantasias e entusiasmo abrilhantaram a noite.

Eliana Kefalás (foto: Brenda Andrade) 

O maestro Almir Medeiros fez uma participação para lá de especial e presenteou a todos, entre um bloco e outro de poemas, com uma viagem pela história das músicas carnavalescas alagoanas. Outra presença forte no repertório musical foi o Dj Finizola, que não deixou o clima esfriar com sua seleção de músicas árabes a marchinhas.

A exposição de arte deste ano, assinada por Pedro Cabral, mexeu com o imaginário de todos ao explicitar cenas quentes em doze pontos conhecidos da grande Maceió.
O Xeique e a Odalisca (Foto: Lícia Peixoto)

Chegando ao fim do espetáculo, havia uma lamparina no meio do caminho e no meio da lamparina havia um gênio. Zé Márcio Passos realizou três desejos do xeique nordestino, incorporado por Ricardo Cabús. Primeiro, tirou a burca da assistente de palco e transformou-a em uma bela odalisca de palavras sensuais recitando o poema “Pupila”. Depois, trouxe uma dançarina envolta em sete véus que se desnudou, terminando sua dança com raras medalhas no corpo. Por fim, sem outras escolhas, cedeu à ideia de um teleférico ligando os pontos turísticos de Maceió... 

Assim, o VI Sarau erótico-Carnavalesco do Papel no Varal cumpriu sua promessa e fez com que a cabeça dos presentes até pudesse estar nas Arábias, mas os olhos, certamente, estavam em Maceió.

Nenhum comentário:

Postar um comentário