sábado, 15 de agosto de 2009

Da escolha dos poemas para o Papel no Varal

Embora a subjetividade sempre exista, a escolha dos poemas para o varal, em cada edição do Projeto, procura atender a uma série de critérios.

(i) A quantidade: serão sempre 100 poemas. É um número que permite uma boa margem de escolha por parte do público em geral, dá condições de ser pendurado em um varal de tamanho adequado à maioria dos espaços físicos disponíveis e permite uma variedade nos outros parâmetros, que exporemos a seguir.

(ii) Tamanho do Poema: O poema deve caber em uma folha A4, em letra padrão, tamanho 14. Não deve ser muito curto, Hai Kai, ou poemas visuais (podem-se abrir exceções em edições temáticas).

(iii) Geografia: Devem ter poemas de autores alagoanos/radicados, brasileiros não alagoanos e estrangeiros.

(iv) Língua: Todos os poemas devem estar em português. (podem-se abrir exceções em edições temáticas, em locais onde o público entenda outra língua, como casas de cultura, etc.).

(v) Época: Devem-se incluir poemas das mais distintas épocas e escolas.

(vi) Temática: Eclética, podendo eventualmente realizar eventos com um único tema (erótico, Maceió, saudade etc.).

(vii) Qualidade: Deve-se preservar um nível de qualidade adequado ao Projeto. Os poemas não devem ser herméticos, nem piegas. Devem ser possíveis de compreensão pela maioria das pessoas apenas ouvindo sua interpretação, não precisando ser visto para ser compreendido. Poemas com jogo de palavras que explore a grafia e não o som serão evitados.

2 comentários:

  1. Mis saludos desde Santiago de CHILE

    Leo Lobos

    ResponderExcluir
  2. Prezado Ricardo Cabús,
    Não vo poder ir, mas se desses 100 poemas tiver algum com o tema Maceió, Favor se possivel nós enviar para o e-mail bairrosdemaceio@gmail.com para ser publicado no link Maceió em Verso e Prosa

    Atenciosamente

    José Ademir - Editor do site www.bairrosdemaceio.net

    ResponderExcluir