terça-feira, 21 de setembro de 2010

Fiúza comenta Cacos Inconexos



Não bastasse produzir Papel no Varal, um dos mais bem-sucedidos eventos culturais em Alagoas, reunindo centenas de ouvintes-recitantes-boêmios em torno de um gênero tão desprezado; não bastasse ainda o Minuto de Poesia, na Rádio Educativa FM, pausa para grandes obras do mundo inteiro aos ouvidos cansados de tantas canções, Ricardo Cabús, este elétrico engenheiro de luzes, abre-nos agora seu baú de bricabraque, Cacos Inconexos. Feito um monge marinho (“Minha religião é o mar”) e priápico (“Eu quero uma buceta cabeluda/ ou raspada”), Cabús tem a coragem de expor-se em versos de maneira pouco usual, com uma crueza de corar carolas desavisadas (“Minha loucura não cabe em um vaso sanitário”) e almofadinhas mentais (“Eu quero o caos/ batendo em minha porta”). É melhor entregar-se, leitor, e sair revigorado, ainda que escoriado (não é assim o carnaval?), destes Cacos cortantes e contundentes. (Fernando Fiúza)

13 comentários:

  1. "GRANDE" Fiuza! Figura ímpar da sociedade alagoana, seus comentários com pitadas de poesia, tanto, que quando conversamos, mais parece que ele canta ao invés de apenas dispensar seus comentários.

    ResponderExcluir
  2. Inconexos é o que parece ser. Brinca de ser pedaços, mas forma um maravilhoso mosaico de formas, tamanhos e cores diversos compondo uma poderosa alegoria de idéias, sentimentos e expressões únicas ao suposto entendimento humano.Fantástico!!

    ResponderExcluir
  3. Assino embaixo Ricardo.
    Acho importante lhe dizer como essas inicativas deram vida ao estado, reavivam as esperaças, colocam o alagoano em rebuliço.
    Para os jovens é estimulante e pra mim é uma alegria constante.
    Tudo isto é verdade e olhe que estou participando apenas pelo recebimento das informações por emeio e ouvindo os poemas pela Radio Educativa (e ouvindo comentários), pois ainda não fui aos encontros de Papel no Varal.

    Parabéns

    Abraço
    Maria José

    ResponderExcluir
  4. que capa linda! Parabéns antecipados!

    bjs,

    Izabel

    ResponderExcluir
  5. Belos versos, Ricardo.
    O Fiúza tem razão...
    Francisco

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, Ricardo! Torço pelo seu sucesso. Será uma grande satisfação estar presente em mais uma de suas escaladas. Abraços em todos
    Simone

    ResponderExcluir
  7. Olá ,Ricardo,
    Paz e Bem!
    Parabéns! Vc merece!
    Bjos,
    Lourdes

    ResponderExcluir
  8. Ricardo,
    Parabéns. Gostei muito da crítica do Fernando Fiúza. Abraços. Renira

    ResponderExcluir
  9. Bravissimi, tutti i due. Bacini,

    VANIA

    ResponderExcluir
  10. É isso aí!!
    Abraços e uma tarde leve!!!
    Veja no QUIPROCÓ, http://alagoasdiario.com.br/blog/blog7.php, o novo post CANETA DE AQUILES >>> Zeca Baleiro, o cronista do improvável

    No +, MÚSICAEMSUAVIDA!!! www.macleim.com.br

    ResponderExcluir
  11. Parabéns por mais este reconhecimento, grande Ricardo!
    Na segunda-feira, se Deus quiser, estarei adquirindo um exemplar dos Cacos Inconexos, cuja leitura tenho certeza de que me será por demais enriquecedora.
    Vá em frente, cometendo novos (e bons!) poemas.
    Fraternalmente,
    Diógenes Tenório Júnior.

    ResponderExcluir
  12. Mis saludos desde Santiago de Chile,

    Leo Lobos

    ResponderExcluir
  13. Ricardo,Parabéns para você e a poesia!Tenho acompanhado pelo e-mail o sucesso de Papel no Varal. E agora com o rebento "Cacos Inconexos", você merecidamente recebe o reconhecimento do quanto você é importante para a nossa poesia. O comentário do Fiúza está maravilhoso e a capa do livro linda.

    Carinhosamente,

    Géo/Gogoya.

    ResponderExcluir