sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Maceió está de parabéns


Algo inusitado, inesperado, insólito aconteceu na noite de terça-feira, 18 de agosto de 2009, em Maceió: centenas de pessoas saem de suas casas ou vão direto do trabalho ao bairro de Jaraguá em busca de poesia. Era noite de chuva e a Livraria e Café Livro Lido estava lotada antes das 19h30, horário previsto para o início da terceira edição do Projeto Papel no Varal. 100 poemas de 101 poetas (Rimbaud e Verlaine fizeram parceria em um soneto) estavam belamente dependurados no agradável espaço da Livro Lido.

Pontualmente às 20h comecei o sarau convidando a poeta Vera Romariz para ler o poema “O rio interior” do alagoano Sidney Wanderley. Por cinquenta minutos, a leitura seguiu com Yeats, Ricardo Aleixo, Mia Couto, Catulo da Paixão Cearense, Quintana e companhia. No intervalo, Mácleim tomou conta do palco com competência e mostrou aos presentes como belos poemas podem virar música através da sensibilidade artística de um compositor. Foram vários os poemas alagoanos cantados por Mácleim seguidos por leitura poética dos presentes. Após, a pedido, bisar algumas vezes, Mácleim encerrou sua participação sob aplausos.

Comecei a segunda parte lendo uma homenagem ao poeta Paulo Renault, escrita pelo ator José Marcio Passos, que foi convidado logo em seguida para interpretar “A lei do silêncio”, de Renault. Numa tendência dos eventos anteriores, a segunda parte foi ainda mais concorrida, com várias pessoas fazendo fila e dando voz a Castro Alves, Charles Bukowski, Safo, Alice Ruiz, dentre vários. Já estava perto da meia-noite quando o sarau foi encerrado.

Mas nem tudo foram flores poéticas, infelizmente a nossa inexperiência na produção e o surpreendente número de presentes geraram uma série de inconvenientes às pessoas que não paravam de chegar após a lotação do espetáculo. Pedimos majoradas desculpas a todos que de alguma forma se sentiram incomodados pelo ocorrido. Todos os esforços serão empregados para que na próxima edição do Papel no Varal essas falhas não se repitam e todos os que desejem compartilhar este momento poético saiam do evento felizes, como sempre ocorreu nas edições anteriores.

Vale destacar que o Projeto Papel no Varal vem se somar a diversos projetos poéticos já existentes em Maceió. O Nilton Resende tem feito coisas muito interessantes, sozinho ou com o Milton Rosendo, o Bruno Ribeiro, o Igor Brasa, a Brisa Paim. A Tizinha, Lula Nogueira, Alex Barbosa e companhia têm feito intervenções poéticas no Bar do Chope. A FALE (Faculdade de Letras da Ufal), dirigida pela Ildney Cavalcanti, coordena várias iniciativas, dentre elas o Prêmio Lego, com o Marcos Matias à frente. A Gláucia Machado lidera o grupo Poética Interarte . O Cesmac, através de Vera Romariz e Edilma Bomfim, toca vários projetos de extensão. Tem o Rogério e o Fagner que fazem a poesia no pandeiro e coordenam o quintal cultural. O Dydha Lyra participa de outro grupo, que se encontra periodicamente. O Tchello d’Barros leva sua poesia visual aos quatro cantos. O Guilherme Ramos e o pessoal do Sesc promovem palestras, debates e o instigante bacanal literário. A Arriete Vilela organiza oficinas de leitura. O Lael Correia, o Otávio Cabral e o pessoal da ATA teatralizam poesia. Há mais um monte de gente com Blogs banhados de poesia e outros grupos que não lembro agora ou não conheço que se ajuntam poeticamente na nossa cidade.

Espero que a consolidação do Projeto Papel no Varal traga mais força para que possamos todos espargir Poesia por sobre uma Maceió bela e de contrastes.

50 comentários:

  1. Parabéns, Ricardo, pelo iniciativa louvável e pelos frutos que está colhendo. Parabéns a todos que estão fazendo a poesia acontecer em Maceió e na nossa Alagoas. Abraços.
    JIVM

    ResponderExcluir
  2. Ricardo,
    Mais uma noite de SUCESSO! ENCONTROS! DESENCONTROS! Isso faz parte de nosso progresso nas realizações do projeto "Papel no Varal". Realmente temos grandes ações acontecendo voltadas para o despertar da leirura, não deixando de citar também a Ruth Quintela, com seu projeto "Leva e Trás" e o Sarau em Piaçabuçu de Arilene.
    Como ditos populares: NEM TUDO SÃO FLORES; O QUE SERIA DO VERMELHO SE TODOS GOSTASSEM DO AMARELO; PEQUENOS RIACHOS FORMAM GRANDES RIOS; A UNIÃO FAZ A FORÇA; APRENDA TODAS AS REGRAS E TRANSGRIDA TODAS; DEVAGAR SE VAI AO LONGE; NADA COMO UM DIA APÓS O OUTRO. E... Tantos outros. Não importam. O bom nisso tudo é que, VALEU A PENA! NOITE ESPLÊNDIDA! COMPANHIAS MARAVILHOSAS! E... DEIXOU UM GOSTINHO DE QUERO MAIS!
    "sucesso sempre para o Papel no Varal"
    Malurusso

    ResponderExcluir
  3. Caríssimo Xará,
    Eu também tentei estar presente (como da outra vez) nesta versão do Varal. Infelizmente fiquei na porta e retornei à minha casa. Mas não fiquei com raiva ou "desconfortável"! A culpa foi do sucesso!!!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Putz!

    Segundo papel/poema no varal que me programo e farrapo.
    Três é demais!
    Presença confirmadíssima.
    Quando vai ser mesmo? onde?

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS PELA INICIATIVA,

    A CASA DA PALAVRA É UM ESPAÇO TAMBÉM PARA MANIFESTAÇÕES POÉTICAS.

    TONY

    ResponderExcluir
  6. RICARDO,

    Desde as 17 horas que li, e imprimi, a matéria
    no Cacos Inconexos. Tenho muito a agradecer
    a você e à Vera Romariz. E, em verdade, todos
    os que lidam com a "coisa poética" em Alagoas
    lhe são devedores.

    Abraço do
    SIDNEY

    ResponderExcluir
  7. Fui assistir (pela primeira vez) ao Varal de Poesias e fiquei encantada com o que vi: ambiente onde comungavam música e poesias, vozes e risos, palavras lidas e muita emoção...
    Pretendo não mais perder!!! Sucesso e parabéns! Isvânia Marques.

    ResponderExcluir
  8. Ricardo
    Parabéns pela sua atuação.
    Um grande abraço
    Luiz Manoel Gazzaneo

    ResponderExcluir
  9. Realmente é uma super iniciativa! Parabéns! Toni.

    ResponderExcluir
  10. Que bom Ricardo.
    Aconteceu um imprevisto e não pude me fazer presente. Mas como fico feliz em saber que foi um sucesso.
    Que bom que as pessoas estão valorizando o que realmente tem valor.
    Espero que se repita muitas vezes.
    Grande abraço.

    Isabel Regina

    ResponderExcluir
  11. Ricardo, Alagoas tem sede de poesia, de cultura...

    SDS.

    Ricardo Santana

    ResponderExcluir
  12. Ricardo e equipe do Varal, parabéns pelo belo trabalho que estão realizando! Vocês estão fazendo toda a diferença!

    Aproveito para citar também a atuação do poeta Luiz Alberto Machado, que desde que a Internet começou, divulga os talentos alagoanos em trocentos canais Brasil afora.

    Concluo informando que minha exposição de Poesia Visual "Convergências", será apresentada em setembro no Rio de Janeiro - RJ e depois - com obras inéditas - na Bienal do Livro de Alagoas.

    Abraço fraterno. Evoé!

    Tchello d'Barros
    Maceió - AL

    ResponderExcluir
  13. Valeu Ricardo... A poesia agradece... A cultura agradece... Alagoas agradece... Nós agradecemos a iniciativa e ao bom convívio... Valeu!

    ResponderExcluir
  14. Parabens pelo evento, Ricardo!!!!
    Abrações & tataritaritatá!!!
    www.luizalbertomachado.com.br
    http://twitter.com/lalbertomachado

    ResponderExcluir
  15. Parabéns Ricardo!!!!!
    PArabéns à Cultura Alagoana!!
    Grande abraço
    Ezra

    ResponderExcluir
  16. Ricardo, você e todos os poetas estão de parabéns. Fazer o que você esta fazendo é dificil e penoso ams tem sido gratificante e faz parte do processo civilizatório de Maceió de Alagoas. Poesia pra todos.
    Geraldo de Majella

    ResponderExcluir
  17. Pena que eu não more mais em Maceió... Ô inveja!

    Velho, parabéns; pelo que li, você realiza um feito e tanto.

    É questão de férias para eu comparecer.

    Abraço,
    Pablo de Carvalho.

    ResponderExcluir
  18. Querido Ricardo, não estive presente,mas o presente é saber que a poesia além de lotar nossa vida de alegrais e emoções, lota as "casas" nas noites, em dias de semana, em Maceió. Você está trazendo alegrias, parabéns por isso. Minha irmã, Raquel, esteve no evento e gostou muitíssimo, que venham palavras lidas, livros lidos. Beijo e até o próximo... Mavi.

    ResponderExcluir
  19. Prezados,

    Isso é que nosso estado precisa - cultura, e assim, valorizar e termos orgulho do nosso povo!!!

    Sucesso para todos!!!

    ResponderExcluir
  20. Sidney,

    Fico cheia de esperanças..
    Parti daí com o coração endurecido pela falta de alma que me assolou ..
    encontro de pares é saída inteligente de emergência..
    vocês fazem a real diferença e preparam terreno para outros pares cansados..
    façam um efetiva campanha...tantos querem ficar...buscam espelhos...

    exalto ainda a resistência, sem ela nada é real..

    parabéns e mande notícias do mundo de lá.

    abraço

    alina amaral
    modos e modas no www.alinaamaral.wordpress.com

    ResponderExcluir
  21. Parabéns companheiro Ricardo e demais colaboradores pelos eventos culturais.
    Minha ausência é inevitável por questões geográficas.
    Muitas línguas secarão nos varais.
    Muitas poesias inundarão as bocas e as mentes áridas.
    Bjs.Sissi, desde o Agreste Alagoano.

    ResponderExcluir
  22. Olá,

    Parabéns!
    iremos a esse intenso e romântico encontro da poesia, breve!

    abraços fraternos,
    Teresa e Marcos Sampaio(Marcão)

    ResponderExcluir
  23. Mis saludos y felicitaciones por la iniciativa, un abrazo afectuoso desde Santiago de CHILE.

    Leo Lobos

    ResponderExcluir
  24. Querido Ricardo,

    A coisa pegou fogo! Fantástico. Fico orgulhoso da minha poética terra. Que orgulho saber que tantos fazem poesia em sua mais diversas formas. Sua ação se torna ainda mais bem sucedida quando vc traz a tona, sobretudo na matéria, tudo o que está sendo feito em poesia na cidade. O brilho se expande com a soma do brilho de todos. Vc é uma pessoa grandiosa. Abraço
    Vinicius Palmeira

    ResponderExcluir
  25. Parabéns...Valeu!

    duda

    www.edubastos.nafoto.net

    ResponderExcluir
  26. Caro Ricardo,

    Você está prá lá de eleito o homem das letras do ano.

    Realmente o que falta em Maceió é de iniciativas como a sua.

    Creio que a Livro Lido é o melhor lugar para esse tipo de evento e bem
    que poderia ocorrer sempre lá a cada mês, dentro da programação da casa.

    Sugiro também que as próximas edições você alterne com entrevistas ao
    vivo com poetas alagoanos contemporâneos e leituras de poesias com
    debates sobre a questão da poesia etc. Um modelo que é usado nos E.U.A,
    principalmente em N.Y.

    Creio que daria super certo. Conte comigo para planejar a próxima
    edição.

    Como sou fã de Ledo Ivo e senti falta de sua poesia no varal, segue uma
    que me toca muito e se chama PLANTA DE MACEIÓ. Isso também por que sou
    arquiteta e creio que foi até agora o melhor desenho poético já versado
    sobre essa cidade, em que pese uma crítica e dor. Mas em dor não há
    poesia, não é?

    Um grande abraço.

    Martinha.

    ResponderExcluir
  27. Ricardo
    Foi realmente um sucesso o evento. Parabéns pela iniciativa e pela competente
    organização
    Abraços
    Tania Moura

    ResponderExcluir
  28. Pessoal,
    Agradeço bastante a todos pelo generoso apoio recebido. Martinha, vamos conversar sobre suas ideias. O Lêdo Ivo estava no varal (Soneto do amor condenado), mas talvez alguém tenha pegado antes de você. Faz parte do jogo ;-)

    ResponderExcluir
  29. Ricardo, que noite maravilhosa foi aquela, hein!? os transtornos (pequenos) não atrapalharam em nada a sede, o tesão, a atenção, o carinho, enfim, quem estava lá só queria saber mesmo de poesia. E você conduziu tudo com maestria. Beijo, querido. E NÃO PARE!
    É de movimentos como esse que precisamos. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  30. Ricardo,

    O seu sucesso é nosso sucesso. Como é bom e importante que ele exista para que a nossa autoestima que anda afetada pelos exemplos nada invejáveis de nossos "representantes" evidenciados pela mídia.
    Ave nossos poetas e incentivadores de sua arte!
    Com vocês,ficamos melhores...

    Ficamos, eternamente, gratos!

    Roseli

    ResponderExcluir
  31. Grato Ricardo meu antigo colega do glorioso CTEC/Ufal e filho do Arlindo Cabús, que a poesia encha nossos momentos, abração na Vera Romariz outra pessoa de quem tenho saudades... Sérgio Holanda

    ResponderExcluir
  32. Ricardo,
    Convalescente ainda, não posso andar, mas estou comprometida a comparecer assim que tiver voltado a dar os meus primeiros passos...por enquanto, torço pelo seu sucesso e de todos esses poetas maravilhosos virtualmente.Paz e Bem !
    Magnolia.

    ResponderExcluir
  33. Ricardo Caro,

    Fiquei muito bem impressionada com o número de pessoas interessadas no evento. Parabéns!

    Beijo e sucesso,

    VANIA AMORIM
    Diretora de Design e Artesanato

    ResponderExcluir
  34. A todos os poetas e simpatizantes meus parabéns, qualquer dia desses levarei meus rabiscos
    (risos) Vao ter que ouvir.
    Mario Jucá¡

    ResponderExcluir
  35. Ricardo,
    "Papel no varal" divulga a boa poesia.
    No varal, encontramos velhos conhecidos e conhecemos os novos.
    Lá estão eles, juntos, independentemente de épocas e lugares.
    Parabéns!
    Abraço,
    Gilda

    ResponderExcluir
  36. Ricardo,
    Desta vez eu fui... só que não consegui entrar! Muita gente do lado de fora!
    Fica para a próxima. Parabéns pelo sucesso do evento.
    Abraço,
    Gabriela

    ResponderExcluir
  37. voce esta de parabens amigo, um dia chego por ai... beijin, Maita

    ResponderExcluir
  38. Cabús,

    Melhor dizendo: Maceió e você estão de parabéns!
    Parabéns pela inovação e ousadia na agenda cultural da cidade, por reunir pessoas que prezam pelo prazer da poesia, boa música, amigos e cultura...
    Ainda dou aula à noite, mas espero em breve poder participar de todos os eventos...
    Um beijo grande
    Dani

    ResponderExcluir
  39. Caro Ricardo,

    Só erra quem tenta acertar. Os erros nos propiciam acertos.
    Infelizmente não pude estar presente, mas ouvi excelentes comentários. Não perderei o próximo por nada. Precisamos de pessoas como você e mais eventos como este.
    Marcelo Tavares

    ResponderExcluir
  40. Amigo Cabus, tenha acompanhado com estusiasmo sua iniciativa. Por motivos pessoais não tenho podido comparecer. Bravos! Em breve, estarei presente.

    Abraços!

    Marcial Lima

    ResponderExcluir
  41. Ricardo,
    Infelizmente não deu para entrar na livraria. Lamentei.
    Vera me contou dizendo que foi uma maravilha. Estão de parabéns você, o poeta e Vera.
    Abraços da Edilma

    ResponderExcluir
  42. Querido Ricardo,

    Foi um prazer participar do sarau poético lendo as tuas "transcriações" de grandes poetas... Aliás, uma arte em que você se sai bem. Ezra Pound chamava suas traduções de "recriações e o Haroldo de Campos denominava o ato de traduzir como "transcriação" ou tradução criativa.
    Assim, na verdade, transcriar é homenagear.
    Augusto de Campos nos diz:

    "Recriar é uma meta
    de um tipo especial
    de tradução:
    a tradução-arte
    mas para chegar à
    re-criação
    é preciso identificar-se
    profundamente
    com o texto original
    ...................
    é uma questão de forma
    mas também
    uma questão de alma"

    Parabéns amigão, aguardo por novas transcriações para o próximo Varal.
    Espero também encontrar o Sidney Vanderlei (em pessoa), além de versos e prosas.

    Um grande abraço!

    Julio Luiz G. Campos

    ResponderExcluir
  43. Parabéns Ricardo!!!
    Mais uma vez foi uma noite encantadora!!!
    Um beijinho e até o próximo!!
    Irina

    ResponderExcluir
  44. Ricardo, parabéns pela iniciativa.

    Hugo

    ResponderExcluir
  45. Ricardo,

    Junto a todos estes, os meus parabéns. Continue. Abraços. Renira

    ResponderExcluir
  46. Meu caro Ricardo, Parabens... estou viajando sempre para o Interior... da
    proxima vez irei ate la. Sds... Ricardo F.

    ResponderExcluir
  47. Ricardo, mais um varal, mais uma experiência diferente. Isso torna o projeto cada vez mais atraente e enriquecedor. A pergunta agora é:
    Onde e quando o próximo varal???
    Parabéns a vc e a todos que estão juntos possibilitando a realização dessa noite tão interessante, parabés aos que conseguem entender, participar e apoiar esta iniciativa tão simpatica e democrática, e também estarão de parabéns aqueles que cheios de idéias e palpites conseguirem realizar seus projetos em vez de quererem mudar este que já é um sucesso consagrado pela crítica e pelo público!!!
    Vamos ao próximo Varal com muita poesia nos olhos, na boca e no coração!!!
    Letícia

    ResponderExcluir
  48. Ricardo,
    antes de MCZ estar de parabéns, quem está é vc., que mais uma vez emplacou um papel no varal. De fato, o Livro Lido não é um espaço apropriado para o evento que vem se delineando desde o primeiro no bar de S. Manuel. Tem que ser em bar mesmo, de papel basta os no varal, mais o que envolve o fumo. O orgiástico, o dionisíaco combina pouco com paredes forradas de livros. Há bons espaços onde a proposta de não repetição pode ainda prosseguir, como o Oráculo, A Rosa Mossoró (quando vier o dos poemas sacanas) e por que não o Botequim Paulista?
    Seu artigo no Cacosinconexos, além de bem escrito, valeu pelo mapeamento dos núcleos de poesia em MCZ. São coisas que a gente sabe, mas que faltava alguém sistematizar, como vc. fez agora.
    Mais uma vez parabéns, e bola pra frente.
    Um abraço, Fernando Fiúza.
    ps: para que eu tenha o prazer de ir novamente, faça da próxima vez em dia de quarta.

    ResponderExcluir
  49. Ricardo, você está de parabéns e todos que fazem o papel no varal. Só tenho escutado elogios. Meu querido amigo fiz de tudo para comparecer ao evento infelizmente não deu. Não vejo a hora de participar deste evento, que é uma louvação a POESIA. Abraços Fabio (livraria).

    ResponderExcluir
  50. Ricardo,
    O Poesia no Varal e os demais movimentos que você citou sobre cultura e poesia demonstram o quanto a poesia está viva, na terra de Jorge de Lima, de Ledo Ivo e de tantos outros excelentes poetas.
    Minha proposta é uma iniciativa para interligar e expandir estes movimentos para também repercutir lá fora e mostrar que aqui não é terra desses malfadados Taturanas e Guabirus.
    E temos ainda Heckel Tavares, Djavan, Augusto Calheiros, Luiz Wanderley, Hermeto Pascoal, Jararaca e mais e mais.

    ResponderExcluir