terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Ousadia com gosto de pipoca


Quando o Marcão me enviou um email perguntando “Vamos ousar? Que tal no próximo Corujão Sesi contarmos com o Papel no Varal?”, não hesitei: – Vamos ousar. É bem verdade que tive receio de que poesia numa programação para cinéfilos poderia não funcionar. O Papel no Varal depende da participação do público. E se não rolasse? Uma hora da manhã (!), o pessoal esperando o próximo filme...

Chegou o sábado, 12/12, e perto da meia-noite entrei na Galeria que leva ao Cine Sesi carregando três poemas que havia traduzido na noite anterior e introduziria no varal para fazermos um jogo de pergunta e resposta valendo entradas para filmes da programação normal do Cinema. Seria uma novidade no Projeto. Danielle estava acabando de pendurar os poemas no varal. Sim, o varal havia sido colocado por Taísa e sua equipe em menos de 15 minutos no final da tarde. Um recorde. E eu que estava preocupado com isto, pois havia uma série de restrições em função da arquitetura do local. No final, achei que foi a melhor disposição do varal de todas as edições do Projeto. Quem disse que rapidez e qualidade não combinam?

Pouco depois de uma da madrugada, comecei o sarau convidando o poeta Tchello d’Barros para recitar Go Back, do Toquato Neto (aquele poema que começa com “você me chama, eu quero ir pro cinema” e diz, lá pelas tantas, “só quero saber do que pode dar certo, não tenho tempo a perder”). A noite deu certo. Foi uma hora de poesia entremeada por poucos comentários e algumas perguntas. Depois que li Funeral Blues (WH Auden), perguntei em qual filme aconteceu e o Tchello não vacilou em responder “Quatro casamentos e um funeral”. Dois tíquetes. Li mais dois poemas que haviam sido declamados pela Cameron Diaz no filme “Em seu lugar”: Eu trago seu coração comigo (EE Cummings) e Uma arte (Elisabeth Bishop). Ninguém acertou o filme, mas um rapaz (que não sei o nome) sabia a declamadora e levou mais duas entradas. A outra pergunta ninguém chegou perto e vai rolar no próximo varal, nesta quinta, 17/12, no Delícia das águas, valendo mais dois ingressos para o Cine Sesi.

Vários declamadores se alternaram no palco, carinhosamente decorado pela equipe do Cine Sesi. Destaque para Igor, que, provavelmente sem conhecer, parafraseou o ausente Allan (ver crônica em http://cacosinconexos.blogspot.com/2009/07/papel-no-varal-em-noite-de-chuva.html ) afirmando após a enésima declamação: “Isto vicia”.

A poesia trocou de boca várias vezes e Fernando Pessoa, Chico Doido do Caicó, Charles Bukowski, Nilton Resende, Trilussa, Fernando Fiúza e Vinicius, dentre outros, reverberaram seus versos nas paredes especulares do saguão do Espaço Cultural Sesi.

O sarau terminou às duas com o início do filme (500) Dias com Ela e a chegada de Malu, que pela primeira não declamou no Papel no Varal, mas ao menos bateu o ponto.

Não consegui ficar para os filmes seguintes, para o show da Banda Basttian, nem para o convidativo café da manhã, mas sei que a maioria ficou. Trouxe comigo um sabor de poesia com pipoca e uma vontade de voltar outro dia para assistir o Corujão do início ao fim e, depois do café, tomar um banho no mar da Pajuçara como muitas vezes fiz em uma infância distante, mas que não quer calar.

4 comentários:

  1. Fiquei com água na boca. Encantada com a ousadia dos intrépidos realizadores do evento.Na próxima irei sem dúvida. Parabéns Ricardo e aos colaboradores do projeto que tem trazido a todos um pouco mais de suavidade às nossas vidas com a poesia.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o Poesia no Varal! Espero poder voltar na quinta. Muito divertido. Mais do que declamar, ver EM MACEIÓ gente escolhendo animada poemas para declamar foi um prazer a mais. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Sérgio. Acho que sinto o mesmo que você cada vez que o evento acontece. Tenho muito orgulho ao ver como o público alagoano participa do evento. Aguardo você na quinta. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Parabens Ricardo, não pude ir por causa do aniversário do vila no theo brandão, mas adorei a idéia. bjs

    ResponderExcluir